Uma retrospectiva sobre a jornada do Mestrado Profissional


    O ano era 2020, e o mês foi o de Maio. Eu tinha acabado de sofrer um enxugamento de folha por conta da pandemia. O fato de estar desempregada me assombrou por alguns dias, mas depois cheguei a conclusão que foi melhor assim, para poder dar apoio a minha familia, que precisou bastante de mim, pois foram 8 meses de internações intercaladas durante aquele fatídico ano... Meio que estar no hospital acompanhando um familiar internado, se tornou o meu "novo normal"...

    Mas durante esse período, eu não desisti de procurar novas oportunidades de trabalho, pois precisamos pagar os boletos né? O seguro desemprego, acompanhado de uma bem vinda quadra em um sorteio passado da Mega Sena (R$ 1.200,00) e mais umas reservas financeiras, me ajudaram na manutenção das despesas pessoais, além de poder dar suporte a minha familia. A plataforma do LinkedIn passou a ser muito utilizada, para buscar por vagas remotas, e tentar uma realocação profissional.

    E numa dessas buscas, me reconectei com meu antigo Mestre da graduação: O Professor Otávio Noura Teixeira, que me ofertou a palavra do Mestrado, dizendo que eu poderia pesquisar sobre jogos!!! Ele sempre soube do meu fascínio pela área, e retornar para a academia com esta linha de pesquisa se tornou um presente, assim como um refúgio para a minha mente durante este período tumultuado da pandemia. E assim conheci também o Doutorando Enfermeiro Nogueira, que trouxe meu projeto de pesquisa: desenvolver um jogo digital para auxiliar o ensino do suporte básico de vida, onde ele seria meu especialista técnico no assunto específico da Enfermagem. Nesse período tivemos nossa 1ª publicação, disponivel aqui para leitura.

    Começamos a nos reunir semanalmente, de forma virtual, para conversar sobre o trabalho, a proposta e compreender a visão que o Maicon tinha em sua mente, assim como também atender a sua necessidade para obter um produto de pesquisa. E como teríamos um jogo, eu precisava de um artista visual, e assim o Filipe Mendes embarcou no projeto. Mas para seguir em frente, eu precisava me candidatar ao Mestrado, e assim o fiz no final de 2020.

    Iniciei remotamente no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPCA), lá do Campus de Tucuruí (CAMTUC), na Universidade Federal do Pará, em Março de 2021, e assim mergulhei de cabeça na pesquisa de jogos sérios. No 1º semestre fiz a disciplina de Metodologia Científica com a Professora Viviane Santos , que me ensinou o caminho das pedras das famosas revisões sistemáticas. A sinergia foi grande devido as constantes avaliações da revisão, o que nos deixou próximas e ela virou coorientadora do trabalho. Finalizei o semestre com um bom manuscrito, que decidi submeter ao Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, o SBGames. Como estávamos em período pandêmico, o evento seria remoto, e eu poderia participar e acompanhar tudo, devido a necessidade familiar de ofertar cuidados aos meus avós.

    Me recordo bem que passei 26 dias de Julho daquele ano, totalmente focada no Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL), dedicando todo o meu tempo livre (e algumas horas de sono) para concluir a tempo de submeter para o SBGames. Mas como marinheira de primeira viagem em artigos acadêmicos, não segui as regras da revisão cega, e fui sumariamente eliminada! x__X Passei 2 semanas com ódio de mim mesma por não prestar a devida atenção ao manual de autores. Em um dos emails de perdedora inconsolável, fui acolhida pelo Professor Marcelo de Vasconcellos , que era chair da trilha da Saúde naquele ano. Ele gentilmente me explicou o motivo, passou orientações para submissões futuras, e me enviou um convite para acompanhar as postagens do grupo Jogos e Saúde, no Facebook.

    Segui a rotina de aluna de Mestrado, encarei o 2º semestre, e fiquei acompanhando as postagens do grupo. Algumas semanas depois, em Setembro daquele ano, o Professor Otávio (meu orientador) me enviou uma chamada de trabalhos para virarem capítulos de um livro britânico, intitulado Computer Game Development, do Dr. Branislav Sobota. Submeti meu mapeamento engavetado, que foi selecionado para publicação, mas com grandes mudanças no direcionamento, aprofundando mais nos trabalhos que faziam uso de Realidade Virtual. Após 3 meses de trocas de emails, várias rodadas de ajustes com prazos exigentes, em 25 de Dezembro, recebi o email de aceite do trabalho, que o Prof. Otávio compartilhou nas redes.

    Curiosamente neste dia eu estava no hospital, acompanhando a minha vó em um novo ciclo de internação. Mesmo assim, me lembro nitidamente do dia, pois a bandinha de enfermeiros, médicos e técnicos estava percorrendo os apartamentos, visitando os pacientes e cantarolando Feliz Natal, em todas as versões de músicas natalinas possíveis. Chequei meus emails para passar o tempo, e qual não foi a minha surpresa em receber a mensagem de aceite. Foi meu presente de Natal e chorei horrores com a minha vó T__T

    Avançamos para o ano de 2022, onde tínhamos até o final de Fevereiro para conseguir o valor da taxa de publicação, que era bem elevado (algo típico das editoras de publicações científicas internacionais). Meu orientador tentou em todas as fontes e portas acadêmicas, mas como ainda nos encontrávamos em período pandêmico, onde os apoios de publicação estavam bem escassos, nada conseguimos... O socorro veio de um financiamento coletivo virtual, onde 38 pessoas apoiaram gentilmente a causa, que tornou possível a publicação do trabalho, encontrando-se disponível aqui para leitura gratuita.

    Dias de glória são seguidos por dias de luta. Em contrapartida com a felicidade da publicação, o Enfermeiro Nogueira sofreu um mal súbito e se encontrava hospitalizado desde o início do ano, em situação delicada no Centro de tratamento Intensivo (CTI). A publicação do capítulo de livro saiu em 06/03/2022, e o Doutorando Maicon de Araújo veio a falecer em 24/03/2022... Foi um perído de profunda tristeza e muita reflexão sobre o destino da pesquisa... Afinal, este trabalho só se iniciou por motivos de atender a necessidade de pesquisa do Enfermeiro Nogueira, e sendo o especialista técnico do trabalho, sua partida foi muito sentida por nós, em vários níveis...

    O tempo é o Senhor de tudo e a vida seguiu para os vivos. Consegui um estágio remoto como QA de jogos móveis na empresa brasileira Fanatee. Foi uma oportunidade impar e que trouxe novo fôlego para mim, que estava muito desanimada devido aos últimos acontecimentos, relatados nos 2 parágrafos anteriores... Foi a minha desejada realocação no mercado de trabalho, assim como a tão sonhada experiência profissional no mercado de jogos. E também nesse mesmo período, tive a grata surpresa de poder cursar na modalidade remota emergencial, estando como aluna especial, a disciplina "Tópicos Especiais - Introdução aos Jogos" ministrada pelos Professores Marcelo de Vasconcellos e Flávia Garcia de Carvalho, ambos da Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (PPGDC) na FioCruz.

    Os meses seguintes foram de muito trabalho e aprendizado, assim como uma pausa nas temporadas hospitalares. Ao final da disciplina, obtive orientação da Professora Flávia para submeter um artigo ao SBGames, desta vez sendo fruto dos estudos realizados durante o período da disciplina. Segui a risca as orientações e, para a minha surpresa e grande satisfação, o trabalho foi aprovado! \o/ A pandemia estava abrandando, as vacinas já estavam acontecendo, e pude ir presencialmente em Natal apresentar o artigo completo da proposta do jogo, na 21º edição do evento, e minha 1º vez no simpósio.

    Um pouco antes em Agosto/2022, passei pela etapa de Qualificação da pesquisa, onde apresentei o capítulo de livro pela 1ª vez, assim como uma prévia do artigo de proposta submetido ao SBGames, juntamente com a situação atual do trabalho. Convidei a Professora Flávia para fazer parte da minha banca avaliadora, a qual ela aceitou gentilmente e seguiu conosco até a defesa final. O registro em vídeo deste momento é possível conferir aqui.

    Após a qualificação e a ida ao SBGames, o foco era finalizar as disciplinas e iniciar a escrita final da dissertação. A minha defesa seria em Dezembro, mas a partida inesperada do meu avó em 15/11/2022, me fez colocar um pé no freio para poder me recompor psicologicamente. Assim, a defesa final foi remarcada para 07/06/2023. O que explica a data desta postagem ser especial, pois é uma reflexão de 2 anos após esta data singular.

    Retomei a escrita em Janeiro de 2023, escrevendo os agradecimentos da dissertação, que possuem 8 páginas... Caso este texto aguce a sua curiosidade leitor, lhe convido a conferir acessando aqui. Lá tem mais detalhes de certos momentos, onde escrevi o que precisava colocar pra fora para concluir esta pesquisa. Após isto, foram 5 longos meses, escrevendo diariamente por pelo menos 45 minutos, para conseguir finalizar o texto. Inclusive vale o registro de um agradecimento ao Vitor Cioletti Morais, que me ajudou a perder o medo do LateX, desmistificar o seu uso e virar adepta do Overleaf. <3

    Após a finalização do Mestrado, ainda tive gratas surpresas relacionadas a esta pesquisa, como a participação no episódio 109 do podcast Emilias - Armação em Bits, a convite do Professor Adolfo Neto, para relatar a aventuras e desventuras das mulheres nas área da Computação e STEAMs. Também pude participar de outro podcast, dos queridos Fernando Henrique e Anderson do Patrocínio, que estão a frente do independente Regras do Jogo, especificamente no episódio 213. Vale ressaltar que no período de divulgação da minha vakinha virtual, eles me deram um grande apoio para obter engajamento e alcance. E depois me deram a oportunidade de passar de fã, para convidada do programa que me ajudou muito em conhecer bastante referencial teórico na parte do estudo de jogos, o tema central do projeto deles. Serei eternamente grata pelo espaço cedido em ambos os programas. <3

    Por fim, já na etapa de resultados da pesquisa, consegui uma publicação na Revista Re@d de Portugal, com um artigo completo que resume toda a minha dissertação. E para participar do Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do SBGames 2024, a versão protótipo do trabalho foi disponibilizada publicamente na plataforma Itchio. O artigo do CTD está disponivel aqui, assim como a apresentação enviada para a defesa virtual. E recentemente, consegui cumprir a última pendência: o registro do software no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

    Durante todo o período do Mestrado, junto do Maicon e após a partida dele, tentei por diversas vezes submeter este trabalho para obter financiamento, com a finalidade de sustentar o desenvolvimento. Foram vários projetos submetidos para editais e prêmios de pesquisa, todas elas sem sucesso... a não ser a vakinha virtual que atingiu seu objetivo de custeio do capítulo de livro, o qual serei eternamente grata à todos os apoiadores. <3 E que foi a grande responsável em não desanimar do trabalho, mesmo com todos esses acontecimentos relatados.

    Depois de todo este longo texto, carregado de detalhes e minúcias, o objetivo aqui é trazer uma mensagem de motivação e esperança, em meio ao caos que você possa estar vivendo, meu caro leitor. Muitas são as dificuldades desta vida, para alguns vem numa carga maior, para outros numa menor, mas sempre há os momentos de provação. Cabe a você ter força de vontade e um pouco de fé, que elas darão suporte para a sua resiliência não fraquejar. Ainda tem muitos pormenores que não cheguei nem a mencionar, mas que me fizeram sacudir a poeira e seguir em frente para alcançar meu propósito.

    Atualmente estou no 2º ano do Doutorado do PPGEE, participando de um laboratório de pesquisa, colaborando no aprimoramento de um projeto educacional com os conhecimentos de QA, e começando a aprofundar no tema da pesquisa. O Doutoramento com certeza vai me trazer benefícios a longo prazo, mas a JORNADA que relatei aqui, esta foi de fato o meu maior aprendizado. Espero que este texto te ajude a refletir em algo na sua vida, no momento atual que está passando, ou mesmo que possa clarear o seu caminho, assim como clareou o meu, quando estava caminhando sem destino. Acesse https://linktr.ee/heroisdaluz_game.

    Pra encerrar, daqui a 2 dias estarei participando de uma live no canal GDTK para trocar ideias com o Filipe Valente (artista do jogo) e o Prof. Otávio (meu orientador) sobre o Postmortem dessa pesquisa. O que passou, o que foi bom, o que erramos e futuros passos. Se você chegou até aqui e ainda ficou interessado, deixo o link para conferir. 

Te agradeço por ter lido até aqui. =)

Uma versão mais curta desse texto, focada mais nas publicações, foi postada no meu perfil do Linkedin, e você pode conferir aqui. 

Comentários

Postagens mais visitadas